segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A concubina do Levita


A concubina do Levita

   Vou contar uma história muito triste que é narrada na Bíblia, como uma expressão da decadência moral e social do povo de Deus no período dos Juízes, capítulo 19.
   Um homem levita que vivia na região montanhosa de Efraim tomou para si uma concubina de Belém de Judá.
   A Bíblia chama a mulher de “concubina”, mas chama o homem de “Marido”, indicando que ela poderia ser uma espécie de amante ou uma esposa tomada dentre as mulheres de uma família pobre, ou, até mesmo, uma segunda esposa. O texto não fala o nome dela e nem mesmo o nome dele.
   O fato é que ela aborreceu-se dele. Pelos indícios que temos no texto, podemos inferir, ao menos por suposição, que esse levita era um homem bruto e ignorante. Ele não era de aceitar conselhos ou de submeter-se a quem quer que seja. Parece, que o levita era um homem bem difícil.
   A concubina não aguentou e voltou para a casa de seu pai, abandonando o levita, que demorou quatro meses para dar o braço a torcer e ir atrás dela. 
   Lá chegando, foi muito bem recebido pelo sogro. Havia rígidos padrões de hospitalidade naquele tempo e o pai da moça dispôs-se a receber muito bem seu genro. O homem deteve-se na casa do sogro por três dias. No quarto dia quis ir embora, mas acabou cedendo às pressões do sogro e ficou. No quinto dia, o levita deveria ter ido embora de madrugada, mas o sogro insistiu para que ficasse mais um pouquinho... insistiu... mais um pouquinho... até que o levita pegou a moça e foi embora – mas já era dia avançado quando começou a viagem.
   A noite pegou os viajantes quando estavam próximos de “Jebus”, a cidade de Jerusalém que, à época, era habitada pelos Jebuseus. Então o servo do levita lhe deu um conselho:
   - Vamos passar a noite na cidade de Jebus... pois já está ficando tarde.
   Mas o levita não quis dormir em Jebus, entendendo que uma cidade habitada por irmãos israelitas seria mais segura e agradável.
   Terrível engano.
   Os viajantes foram à Gibeá, na herança dos filhos de Benjamim, e ficaram no meio da praça esperando que alguém, algum irmão, lhes oferecesse abrigo.
   Nada.
  Até que um homem velho, da região montanhosa de Efraim, que estava morando naquele lugar, compadece-se dos viajantes e lhes ofereceu abrigo, mas já era tarde...
   Alguns homens daquela cidade, homens violentos e levianos, intentaram abusar sexualmente do levita e exigiram que o velho o entregasse. O velho pegou a concubina do levita pelo braço e jogo-a para fora da casa, nas mãos dos criminosos, e ficou seguro e abrigado com o levita.
   Nesse ponto, ocorre um fato que coloca os filhos de Israel exatamente no mesmo patamar dos homens de Sodoma e Gomorra (Gênesis 19).
   A mulher foi torturada e abusada de tal forma que estava quase à morte quando os homens de Gibeá, já quase dia, a deixaram ir. Então Ela se arrastou até a porta do lugar onde seu senhor estava e esperou por socorro até que se fez dia claro. Mas o levita estava abrigado e seguro e não teve pressa em acudi-la. Somente com o sol claro foi que o levita saiu, para seguir viagem e a viu, morta, deitada na porta da casa. Então ele sentiu a dor e o sofrimento que sua concubina passara e resolveu incitar todas as tribos de Israel contra os filhos de Benjamim.
   O marido cortou o corpo da mulher em 12 pedaços e os enviou às 12 tribos de Israel, contando o que havia acontecido. Todos ficavam aterrorizados. Não apenas com um pedaço de corpo chegando como mensagem à tribo, mas também com o crime dos filhos de Benjamim.
   O resultado desse terrível episódio, foi a terceira guerra civil de Israel.
Muitas reflexões podem ser feitas com base nesse trecho tão triste da história do povo de Deus. Mas eu gostaria de comentar a escolha do levita em não ficar em Jebus e ir para uma cidade habitada pelo povo de Deus.
   Entre o povo de Deus, o levita encontrou corrupção, violência e degradação.
  Que tristeza! Deus havia levantado o povo de Israel como sacerdote entre os povos. Esse povo era descendente de Abraão – o homem que creu em Deus, era a menina dos olhos de Deus, um povo eleito e cuidado de perto pelas mãos poderosas do próprio EU SOU.
   Mas os israelitas optaram pelos deuses dos cananeus. Fizeram loucura em Israel e abandonaram os preceitos de Jeová.
   Como é triste perceber que, ainda hoje, em tantas ocasiões, os “não cristãos”, chamados “ímpios”, são mais agradáveis, verdadeiros e reverentes que o próprio povo denominado “crente”.
   O chamado “povo de Deus”, hoje, muitas vezes, também se torna tropeço e vergonha. Povo impiedoso, maledicente e cruel. Gente que não sabe demonstrar afeto e compaixão, mas somente julgar, criticar e oprimir. Povo violento com as palavras e com o olhar. Povo frio, sem hospitalidade. Avarento.
   Que o Senhor Jesus seja nosso espelho e guia, nos ajudando a sermos servos uns dos outros, piedosos e compassivos como é o nosso Mestre.
   Que o Senhor me ajude a ser sensível à dor das pessoas. Sensata e equilibrada. Amorosa. Que o fruto do Espírito Santo brilhe em mim de tal forma que eu possa testemunhar da graça salvadora e da misericórdia eterna do Deus que me tirou das trevas para sua maravilhosa luz.
   Que a Igreja de Cristo seja, nesse tempo, um exemplo vivo e puro de transformação de vidas para a Glória de Deus. Dessa forma, estar entre os filhos de Israel será, finalmente, uma excelente opção.

89 comentários:

  1. Porque o velho ofereceu sua filha virgem e a concubina e não queria que fosse feito algum mal ao levita? Qual era sua importância? Porque o velho jogou a concubina nas mãos dos homens maus e o levita não fez nada para ajudá-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NAQUELA ÉPOCA SERIA UMA DESONRA PARA O VELHO PERMITIR QUE AQUELES HOMENS LEVASSEM O HOSPEDE, E ERA COSTUME OFERECER UMA VIRGEM OU CONCUBINA COMO OFERTA DE PAZ. OU AINDA QUANDO O PAI ERA POBRE VENDIA SUA FILHA COMO CONCUBINA.

      Excluir
    2. Porque mulher na biblia nunca serviu para nada alem de deposito de esperma, gerar filho e cuidar da casa.

      Excluir
    3. Mulher, na história bíblica, na cultura da época em que a bíblia foi escrita, não era valorizada. A bíblia só está narrando esse fato!!!

      Excluir
    4. Meus irmão, não falem tanta besteira sem conhecer a bíblia direito. A em o exemplo de Ester, a mulher sempre foi valorizada sim! Olhem a história de Estér, Deborah e tantas outras!

      Excluir
    5. depende da tradução o velho sabia que o levita era um anjo....tudo foi planejado para acontecer a guerra civil em Jerusalém...

      Excluir
    6. O que devemos entender é o seguinte: A nós é dado CONHECER OS MISTÉRIOS DO REINO DOS CÉUS, mas a outros "EU(O ALTÍSSIMO)falarei a eles por parábolas, para que vendo, não enxerguem;ouvindo, não entendam com o coração e "EU(O ALTÍSSIMO)ps cure. Primeiro; imitam uma passagem:Ela havia adulterado contra o levita(versículo:2)
      O porque de o ancião entregar a sua filha com a concubina é que o homem é a IMAGEM E SEMELHANÇA DIRETA DO CRIADOR. E a concubina estava em adultério contra o seu marido(o levita).
      Segundo:os jebuseus, ficaram como espinhos com os seus costumes(idolatia)no meio da tribo BENJAMITA, e isto por permissão do CRIADOR, testando a sua obediência em NÃO se deixar levar pelas Nações a sua volta.
      Terceiro:Ao abusarem dela no sexto dia da semana toda a noite, siginifica; é uma sombra da atual condição do povo escolhido e a cidade "física". Assim os homens de "belial" abusaram dela.
      Quarto:AO PASSO QUE ELE A DESPEDAÇOU, ENVIANDO AS DOZE PARTES POR TODAS AS OUTRAS TRIBOS, O CRIADOR MOSTROU A ELES O SEU DESCONTENTAMENTO COM O SEU POVO, O QUAL DEIXOU-SE ENVOLVER NOS PECADOS DAS NAÇÕES QUE ENTRE ELES ESTAVAM. E POR CAUSA DESSA CONCUBINA QUASE UMA DAS TRIBOS TEVE O SEU FIM.
      SHALOM!

      Excluir
    7. Olha, pelos HOMENS as mulheres podem não serem ou ter sido valorizadas, mas por Deus elas foram e continuam sendo. Leiam a história da Sacerdotisa Deborah,leiam Ester, leiam a história de Raabe. Há muitas mulheres na Bíblia que tem suas histórias contadas e se vocês prestarem bastante atenção poderão ver que o machismo é coisa do Homem, da mesma forma que muitas outras corrupções são do homem, como por exemplo o próprio pecado, isso vem do homem e não de Deus. Leiam a biblia não textos fora do contexto que entenderão que ao contrário do que muitos pensam Deus valoriza as mulheres sim e esse machismo vem do próprio homem (livre arbitrio) e cabe a nós mulheres mudarmos esse cenário que homens acham que mulheres são inferiores quando Deus nunca disse isso

      Excluir
    8. Pq a mulher era tida como nada, insignificante .Veja que em nenhum momento ela foi consultada, por exemplo se queria voltar pra casa ou ficar com seus pais. O levita covardemente não impediu que ela fosse entregue aqueles bárbaros, pq ele simplesmente a tinha como objeto.

      Excluir
    9. Amanda....por mais que haja uma adultera...vc atirou pedra nela.
      Ela é chamada de concumbina
      Ele de levita
      Um levita irresponsável e tendo mulher concumbina..mulher .só pra sexo....
      Vamos culpar os verdadeiros culpados.
      Que costume era esse...???
      A mulher era dada sem piedade...um tremendo maxismo
      Abra seu olho....
      Ate as esposas de profetas eram largadas apos as mortes deles.
      Se não enteressasse ao irmão do profeta ela ja era
      Cuide se fanática..!!!!

      Excluir
    10. fanatica e vc sua feminista que nao entende nada de cultura biblica mas qando e pra mulcumano ter varias mulheres nunca vi vcs sua bostas feministas defenderem.essa pobres coitadas

      Excluir
    11. o homem sabia que seria um problema ainda maior, pois se tratava de um levita, sacerdote de DEUS, então no momento de desespero preferiu oferecer sua filha, assim como aconteceu com ló quando ofereceu sua filha em uma ocasião parecida quando homens da cidade queria abusar dos homens na casa ele, homens esse que eram ANJOS. a consequência disso? destruição da cidade toda.

      Excluir
    12. O levita não pode dizer que não teve culpa na morte da concubina que ele teve primeiro era uma pessoa muito agressiva porque ela deixou ele por 4 meses depois foi atrás dela outra os imorais queriam abusar era ele e ele joga a concubina nas mãos deles então esse levita era muito frio ele teve sim culpa na morte da sua concubina sim

      Excluir
    13. Na verdade não foi o velho que jogou a concubina, foi o próprio marido,está escrito em juízes 19.25

      Excluir
    14. Acredito que teve culpa sim sim agiu friamente,só pensou nele,não importa se era cultura da época,ele preferiu ver sua mulher sendo abusada do que salvar ela, infelizmente o povo da época era muito desumano,cruzes mesmo os crentes que se diziam servos de Deus.

      Excluir
  2. Pelo decorrer da história, o levita aparentava ser um home rude, frio, teimoso, que não aceitava conselhos e acreditava que suas decisões eram as melhores e covarde. Demonstrou revolta por meio de ato cruel e chocante que impactou todas as tribos. Estou certa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei a interpretação dessa palavra!Existem muitos crente fieis, mas em contra partida existem muitos lobos!

      Excluir
    2. Essa foi a melhor explicação até agora 🙏

      Excluir
  3. Que palavra interessante! Mas então, o Levita por amor foi atras de sua concubina, mas esse amor se acabou quando ele viu sua vida ameaçada, ao ponto de não defender sua amada? Antes, consentiu com o seu bárbaro fim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é muito difícil ver algo parecido hoje em dia..

      Excluir
    2. Na verdade meus irmãos a um fundamento para tudo.
      Se nós como cristãos não lermos a palavra não conseguiremos entender as demais coisas na biblia ,pois se lerem Gênesis na parte que fala que o Senhor ficou triste após o casal desibedecered a Deus ,vcs entenderão as demais, palavras.
      É triste sim ,mai o Senhor é misericórdioso e sempre nos dá a oportunidade de nos erguemos.
      Bom dia

      Excluir
    3. Lógico,os caras queriam ele!!
      Então ele pensou....
      Antes o dela que o meu!!

      Excluir
  4. Respostas
    1. vc jogou uma mulher para ser estrupada em seu lugar?

      Excluir
    2. O que um levita está fazendo fora do templo e com uma suposta segunda mulher??

      Excluir
  5. Ate onde se sabe era costume da epoca a hispitalidade ser defendida a qualquer preco. O mesmo aconteceu quando Ló oferece suas filhas aos moradores de sodoma e gomorra para a defesa dos anjos
    Agora temos uma concubina nas mesmas condicoes.
    E uma historia bem complicada se nao entendermos como o povo daquela epoca era quase uns selvagens.
    O livro de juizes termina dizendo q as pessoas faziam o que queriam nessa epoca da historia. O povo a andar pelos seus proprios caprichos
    Como em Lo, nao vemos nenhum apego dela pelas filhas e nem delas a menor moral pois depois elas o embrigam e tem relacoes incestuosas com o proprio Pai. Chocante mas e a realidade
    O levita ai, tambem parece bem sem amor
    Nao e a toa que Jesus conta tempos depois a parabola do bom samaritano para mostrar como os levitas e sacerdotes sabiam muito da rekigiao mas nao conheciam o amor
    E muitos pensam q ele aboliu suas Leis quando falou sobre o amor
    Ckaro que nao, isso nao tem cabimento
    Como um Rei rege sem Lei ou destroi sua proprias Leis?
    Ele mostrou o lado da lei oculto, nas sombras para esse povo, que e o amor
    Por isso dois mandamentis e sao as duas tabuas da Lei que Deus entregou a Moises
    Mas voltando ao assunto do levita acima, parece ser assim que ele tratava sua concubina e as mukheres nessa sociedade pareciam ser descartaveis. Se eles nao as quisessem mais poderiam manda las embora ou se ele quisesse outras mukheres poderia ter sem problemas
    Agora, sabendo um pouco desse contexto, acho que respondi sua pergunta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas tarde no Novo testamento jesus nos mostra que até uma prostituta no caso de Madalena nos ensinou que devemos respeitar as prostitutas por que ñ eram so elas quem pecavam e jesus pergunta as israelitas "que atire a primeira pedra quem nunca pecou" naquela época as mulheres sim eram desvalorizadas mas por muitas vezes Deus mostrou que as mulheres tinham seu valor vemos a história de Débora e Esther, desde de Adão e Eva o povo já eram amaldiçoado se lerem a bíblia vão entender o povo já tinham se misturados aos costumes e ficaram maus. Enquanto ao levita. Na narrativa da história me pareceu um homem duro pois a aborreceu e ele ficou quatro meses para poder busca-la. Naquela época uma concubina ou era uma prostituta ou era uma virgem que os pais pobres vendiam. O que ñ é diferente hj em dia vimos muitos isso em.jornais policias.

      Excluir
  6. Precisam ler a Bíblia pelo menos 3 vezes e frequentar a igreja para tentar obter as respostas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc leu quantas vezes? Podemos saber
      Eu pela graca de Deus estou na sexta leitura e ainda nao sei nada

      Excluir
    2. Ore antes de ler, se humilhe (como um mendigo pedindo pão) para Deus é Ele dará entendimento.

      Excluir
    3. QUAL RESPOSTA? COVARDES. MALDITOS. POVO DESGRAÇADO.

      Excluir
    4. "Ore antes de ler, se humilhe (como um mendigo pedindo pão) para Deus é Ele dará entendimento."

      Não, mas como um filho pedindo a um Pai.

      Excluir
  7. Juízes 19:25
    Foi o próprio levita quem colocou a concumbina pra fora,afim de que fosse abusada em seu lugar.

    ResponderExcluir
  8. Juízes 19:25
    Foi o próprio levita quem colocou a concumbina para fora,afim de que fosse abusada em seu lugar e não o velho hospedeiro;Ele apenas sugeriu .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd. O trem já é complicado aí a pessoa vem e coloca q foi o velho, não foi ele, foi o levita.

      Excluir
  9. Juízes 19:25
    Foi o próprio levita quem colocou a concumbina pra fora,afim de que fosse abusada em seu lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim e dormiu tranquilo e acordou chamando há, vamos para casa , só aí viu q ela estava morta, ho derrota 😢 gnt sofrimento ela passou MTS dores, ser abusada a noite toda por vários homens, nada diferente de hoje , só q um homem estuprador qnd faz isso,judia estupra até a morte, e alguns tbm esquartejada, embala em saco e joga em terreno vasio em rios,
      E quando Deus permite que esse povo é julgado, muitos ficam com dó, desses animais, qnts atrocidades tem registrado na bíblia q a assíria e Israel fizeram, agora q eles estão sendo atacado na guerra, muitos ficam nas redes sociais, pedindo oração e doações, pra esse povo cruel

      Excluir
  10. Este levita abre varias possibilidades de argumentações a seu respeito não? Eu estava refletindo a respeito deste texto e logo me surgiram algumas interrogações: Será que ele se arrependeu mesmo ou apenas se sentiu sozinho? Será que ele a amava mesmo ou apenas a via como um instrumento para o alívio de suas necessidades carnais? Na solidão a na carência ele a procura novamente para suprir suas duas necessidades ou outras mais. Mas quando ela precisou dele em uma emergência vital, ele recua e deixa que ela seja violentada em seu lugar, porque os homens "filhos de Belial" queriam era ele, e mesmo depois desta atrocidade ele não abriu as portas, por medo e covardia, sinceramente, isso não é amor. Isso acontece em muitas igrejas hoje, quando somos disciplinados ou pedimos desligamento de um ministério, ninguém fala com você mais, ninguém te dá a paz mais, até parece que você está com uma doença contagiosa, se a gente cometer um pecado então, ou um deslize qualquer, meu Deus! Ninguém chega mais perto de você para não se contaminar. Muitos homens hoje agem como este tal levita, covardes e medrosos, que pensam somente em seus bem-estar e em suas seguranças. Eu fico pensando se Deus agia em favor do povo israelita, e sempre deu vitória em suas mãos, talvez agora Ele estava dando a oportunidade para aquele levita se levantar e partir pra cima daqueles homens cruéis e acabar com todos para provar que Deus ainda estava no controle de tudo, eu tenho certeza que Deus seria com ele, mesmo que ele pegasse apenas um cabo de enxada ou um facão. Deus iria honrá-lo. Mas ele achou melhor se recuar, se acovardar e depois jogar o problema para todas as tribos de Israel. "Sabe em muitas igrejas existem irmãos assim? Que cria um problema, faz compromissos e depois quer que você assuma junto com ele o proposto de pagar?" Pois é! Assim uma das tribos de Judá, quase foi dizimada por causa da atitude de um homem só. O que seria isso? Permissão de Deus? E no prolongar desta história nos vamos ver outros erros sendo cometidos. A cidade de Jabes-Gileade não havia se comprometidos ao pacto ao lado de Israel e caiu ao fio da espada, homens, mulheres e crianças, menos as moças virgens que trouxeram e foram entregues aos homens que sobraram de Benjamim, para que assim aquele tribo tivesse a oportunidade de restabelecer outra vez. Bem! Teria mais a dizer mas ficaremos por aqui. Mas podemos perceber que se o homem for largado ao seu próprio domínio, grandes erros poderão serem cometidos, por isso, quanto mais perto de Deus estivermos, melhor será. Se houve algum erro de português, perdoem-me.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles falavam com Deus de forma fisica e estavam com a arca sendo mt proximos de Deus ,em nenhum momento foram condenados a reacao covarde de entrgar a mulhuer entao era a lei de Deus .

      Excluir
    2. Eles falavam com Deus de forma fisica e estavam com a arca sendo mt proximos de Deus ,em nenhum momento foram condenados a reacao covarde de entrgar a mulhuer entao era a lei de Deus .

      Excluir
    3. Gostei de seu comentário Natal.
      Tenho procurado entender mais sobre essa história, porque ela mexeu muito comigo,quando li meu deu uma certa raiva santa kk,por ver a atitude dos homens daquela época a forma que acabaram com a concubina,e seguentemente quase a falência da tribo de Benjamim.
      Ainda estou buscando uma revelação para os dias atuais concernente à história do levita e su concubina.
      Nada está na biblia por acaso.
      O seu comentário me ajudou muito ,abriu mais leques para a busca de uma interpretação mais palpável.
      Obrigado

      Excluir
  11. Gaostaria de entender qual foi o motivo que levou a concubina sair de sua casa e ir para casa de seu pai... algumas traduções diz que ela adulterou contra ele o deixou e foi para casa de seu pai,e ficou ali por 4 meses... sera que ela deveria sair de sua casa da forma que saiu e ir pra casa de seu pai????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que nao foi o adulterio porque amigo esse pecado era tratado com severidade veja na Lei que quem o praticasse ( mulheres nem pensar) eram vitimas de apedrejamento

      Excluir
    2. SERÁ QUE SE FOSSE ADULTÉRIO A ATITUDE DE SEU MARIDO SERIA MENOS COVARDE OU LEVIANA? UM HOMEM QUE AGE DESTA MANEIRA DIANTE DE UM ESTUPRO COLETIVO, AINDA QUE SEJA DE ALGUÉM QUE ELE NÃO CONHECE ESTÁ SENDO MENOS COVARDE QUE UM QUE DEIXA UMA MULHER MORRER DESSA FORMA EM SEU LUGAR? SIM EM SEU LUGAR PORQUE OS FILHOS DE BELIAL QUERIAM A ELE E NÃO A MULHER.

      Excluir
  12. Não foi mencionado que a concubina traiu seu marido antes de voltar á casa do pai dela, o fato do marido ser ignorante não justifica este pecado. Talvez por isso ela tenha pagado com a própria vida. Considerando que adultério era um pecado de morte.

    ResponderExcluir
  13. foi a comcubina e a filha virgem dele que foi jogada fora

    magine se fosse hj em dia...um bando de criminosos querem te matar e vc joga sua mulher e filha para serem violentadas evc fica de boa kkkk ridículo isso ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...Então, só por quê os caras queriam ele, se ele tivesse se entregado seria ótimo e taria tudo certo ?????

      Excluir
  14. Tenho uma duvida sobre este levita,ele é o mesmo levita que ficou como sacerdote na casa de Mica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo oque eu entendi não,
      Pois o capítulo 19 já relata uma outra história

      Excluir
    2. Pelos comentários acerca deste post vejo que as pessoas com suas críticas tolas perderam o foco do que o texto de Juízes 19 nos dá como ensinamento. O panorama em que a história do levita e sua concubina deve ser entendida é este: “o descaso dos ministros de Deus para com o Seu povo”.

      Os levitas eram ministros do Tabernáculo, da Casa de Deus que estava em Siló; eles oficiavam ao Senhor pelo povo e eram os despenseiros da religião em Israel, ou seja, eles deveriam ser o exemplo para o povo israelita. Mas, como os textos de Juízes 17 e 18 nos mostram, o levita Jônatas, filho de Gerson, filho de Moisés que o escritor trocou pelo nome de Manassés (esquecido), pois Moisés e tudo o que o Senhor fez através dele “caiu no esquecimento” dos habitantes da região montanhosa de Efraim, os quais imitaram os moradores da terra com seus cultos idólatras; e o levita que viu a idolatria na casa de Mica ao invés de reconduzir o povo de vota a Deus e às Suas Leis, se acomodou no lugar que “melhor lhe parecia” (Juízes 17:9) e se alugou por pão a um homem e depois a uma tribo.

      Em outras traduções do texto de Juízes 19:2 diz que a mulher do levita lhe foi infiel, mas o fato dele ir buscá-la nos parece a princípio que ele a perdoou. Porém, não compreenderemos tudo o que o texto do cap. 19 nos quer ensinar sem vislumbrar como a idolatria foi se acomodando na região montanhosa de Efraim, até se instalar em todo o país, ou seja, que a nação desposada pelo Senhor se tornasse uma esposa infiel e voltasse à casa de seu pai – ao Egito – por causa da negligência dos ministros do Tabernáculo, e que, Israel, tomada por concubina desses “ministros de Deus”, fosse entregue aos filhos de Belial para ser violada e morta com a indiferença desses religiosos que dormiam tranquilamente enquanto ela (a nação) sofria nas mãos dos malfeitores – o anfitrião, o levita e seu servo nem fizeram caso do que ocorria lá fora.

      Jesus disse que Ele é o bom Pastor e que o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas, mas o mercenário, o que não é pastor, quando vê o vir o lobo (Benjamim é lobo – Gên. 49:27) foge, e foge porque não tem cuidado das ovelhas (João 10:1-17). Portanto, a religiosidade carnal nunca pode salvar ninguém das garras de Satanás, visto como exemplo disso, que os religiosos do tempo de Jesus desprezavam seu próprio povo (João 7:48,49) e, como hoje acontece, só pensavam em seus interesses pessoais. Deus procura seus verdadeiros adoradores e estes são aqueles que o adoram em Espírito e não na carne, pois da carne colhe-se corrupção, mas do Espírito Santo, a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.

      Igrejaapostolicacristamanacial.blogspot.com.br

      Excluir
    3. Pelos comentários acerca deste post vejo que as pessoas com suas críticas tolas perderam o foco do que o texto de Juízes 19 nos dá como ensinamento. O panorama em que a história do levita e sua concubina deve ser entendida é este: “o descaso dos ministros de Deus para com o Seu povo”.

      Os levitas eram ministros do Tabernáculo, da Casa de Deus que estava em Siló; eles oficiavam ao Senhor pelo povo e eram os despenseiros da religião em Israel, ou seja, eles deveriam ser o exemplo para o povo israelita. Mas, como os textos de Juízes 17 e 18 nos mostram o levita Jônatas, filho de Gerson, filho de Moisés que o escritor trocou pelo nome de Manassés (esquecido), pois Moisés e tudo o que o Senhor fez através dele “caiu no esquecimento” dos habitantes da região montanhosa de Efraim, os quais imitaram os moradores da terra com seus cultos idólatras; e do levita que viu a idolatria na casa de Mica ao invés de reconduzir o povo de vota a Deus e às Suas Leis, se acomodou no lugar que “melhor lhe parecia” (Juízes 17:9) e se alugou por pão a um homem e depois a uma tribo.

      Em outras traduções do texto de Juízes 19:2 diz que a mulher do levita lhe foi infiel, mas o fato dele ir buscá-la nos parece a princípio que ele a perdoou. Porém, não compreenderemos tudo o que o texto do cap. 19 nos quer ensinar sem vislumbrar como a idolatria foi se acomodando na região montanhosa de Efraim, até se instalar em todo o país, ou seja, que a nação desposada pelo Senhor se tornasse uma esposa infiel e voltasse à casa de seu pai – ao Egito – por causa da negligência dos ministros do Tabernáculo, e que, Israel, tomada por concubina desses “ministros de Deus”, fosse entregue aos filhos de Belial para ser violada e morta com a indiferença desses religiosos que dormiam tranquilamente enquanto ela (a nação) sofria nas mãos dos malfeitores – o anfitrião, o levita e seu servo nem fizeram caso do que ocorria lá fora.

      Jesus disse que Ele é o bom Pastor e que o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas, mas o mercenário, o que não é pastor, quando vê o vir o lobo (Benjamim é lobo – Gên. 49:27) foge, e foge porque não tem cuidado das ovelhas (João 10:1-17). Portanto, a religiosidade carnal nunca pôde salvar ninguém das garras de Satanás, visto como exemplo disso, que os religiosos do tempo de Jesus desprezavam seu próprio povo (João 7:48,49) e, como hoje acontece, só pensavam em seus interesses pessoais. Deus procura seus verdadeiros adoradores e estes são aqueles que o adoram em Espírito e não na carne, pois da carne colhe-se corrupção, mas do Espírito Santo a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.

      Igrejaapostolicacristamanacial.blogspot.com.br

      Excluir
    4. Amém, irmão Levi, ontem pela primeira vez li o cap 17, 18 de Juízes e fiquei buscando entender de forma espiritual o que significa, que mensagem o nosso Deus eterno queria dizer a mim. Eu já tinha a compreensão de que a mulher representa o povo de Deus, Israel, igreja. E se ela é fiel Deus está se manifestando ao povo dele fiel, e se ela é prostituta, concubina, adúltera é o povo infiel, na desobediência, se relacionando com outros deuses, com a carne, pecado. Mas achei tão complexo o texto que vim aqui buscar informações, e encontrei esse seu tão bem explicado comentário. Estou aqui, louvando ao Senhor!

      Excluir
  15. O velho senhor aponta para Deus nos somos o levita
    A filha virgem e concubina aponta para jesus sendo moido , maltradado por nos,
    Mesmo nao sendo da familio do senhor pai da virgem assim Jesus fez por nos decidindo nos adotar e passar tudo isso por nos!
    Amor que contrange!

    ResponderExcluir
  16. Acredito que nem todos que leram o capítulo 19 do livro de Juízes perceberam, mas no verso 2 o texto diz claramente: "Porém sua concubina adulterou contra ele..." A lei de Moisés é clara acerca do crime de adultério: APEDREJAMENTO. (Levítico 20:10) Agora, seria por qual razão a pena não ter sido aplicada a esta mulher; sendo que o Levita (acredito eu) saberia melhor do que ninguém a pena para esse tipo de pecado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na passagem no original está escrito aborreceu , não esta escrito adulterou.

      Excluir
    2. Até porque se prestar atenção no texto nada indica que teve adulterio.

      Excluir
  17. Interessante esse texto!Eu já li várias vezes e cada vez me impressiono com essa passagem.Tem um comentário de uma pessoa aqui,sobre a mulher só servir para depósito de esperma.Não posso concordar com essa colocação grotesca porque isso deixa claro uma afronta ao Criador que nos deu a vida.Deus fez o homem para ser perfeito, e a imperfeição do homem foi causada por ele mesmo.Por a caso Deus fez a mulher para ser um objeto de uso?Claro que não.Eva tinha o mesmo valor que a Adão,porém por ela pecar primeiro do que seu marido,então quem atribuiu a inferioridade a ela,foi ela mesma.Lembramos também que não por acaso que Deus chamou ateaten de Adão sobre ele ter dado ouvidos a sua mulher e ainda o Senhor disse a ela as consequências que isso traria a ela e suas descendentes como:dor de parto e ser submissa ao seu marido.Pergunto:quem colocou a mulher em segundo plano?Deus?Não.Ela mesma fez isso.Hoje irmàos,nem o homem e nem a mulher tem o direito de murmurar contra o Eterno,ele fez o homem para ser luz,mas o próprio homem escolheu ser trevas.Se você achar ser um depósito de esperma,como acha que todos nós estariamos aqui?Porque Eva foi a mãe de todos os viventes,sendo ela a primeira a seder seu Últero para nos gerar.
    Paz!

    ResponderExcluir
  18. Eu acredito que essa era uma atitude tomada em última instância, pois mesmo o pior pai não teria coragem de entregar sua própria filha. Provavelmente se eles não fizecem isso, teriam sido mortos e suas mulheres teriam sido abusadas de qualquer forma.
    Que eu saiba não existe nenhum respaldo bíblico que justifique esse ato. Pelo contrário em Genesis 34 é relatado a história de Dina filha de Jacó a qual foi violentada, seus irmãos Simeão e Levi sabendo o acontecido mataram todos os homens daquela cidade.
    Nesse caso estavam em vantagem.

    ResponderExcluir
  19. A BÍBLIA não mente e nem esconde erros das pessoas. Por isso tudo está se cumprindo a palavra de DEUS é verdadeira viva e eficaz

    ResponderExcluir
  20. A BÍBLIA não mente e nem esconde erros das pessoas. Por isso tudo está se cumprindo a palavra de DEUS é verdadeira viva e eficaz

    ResponderExcluir
  21. CONCORDO POR QUE O SALARIO DO PECADO É A MORTE

    ResponderExcluir
  22. Um abismo após o outro...

    Pelo o que li no Pentateuco, os Levitas serviam exclusivamente à Casa de Deus e Deus seria sua Porção, sua Herança mas este estava perambulando por aí. O Levita se propôs a ser sacerdote pessoal de Mica - que havia roubado sua mãe-, aceitando sua oferta de salário... Entendo que este Levita estava mal espiritualmente falando porque no Pentateuco não há relatos de sacerdotes envolvendo-se com concubinas uma vez que tinham que santificar ao SENHOR em absolutamente tudo. Em outras palavras: era um homem de Deus - tinha unção para o sacerdócio -, mas estava caído, enredando-se cada vez mais em coisas erradas...

    Foi isso que entendi. Como as pessoas dessa época faziam o que bem entendiam, faz sentido esse Levita também ter começado a fazer o que bem queria levando problema e morte por onde fosse.

    Essa história serve para autoavaliação; serve como exemplo da decadência moral, espiritual e suas respectivas consequências quando nos afastamos da obediência à Palavra de Deus para fazermos o que o nosso coração quer. O foco não é a mulher ter sido jogada àquelas condições. Se estivessem obedecendo a Deus, nada disso teria acontecido.

    ResponderExcluir
  23. Não percam o foco do texto,o foco do capítulo 19 é o mesmo do capítulo 18,ambos começam dizendo que não havia liderança para aquele povo,ou seja,não havia ninguém para exigir do povo o cumprimento da lei mosaica.
    A ideia do escritor é mostrar que sem lei o homem age como animal,vejam a situação dos países que possuem leis duras e compare com os de leis fracas?
    Percebam que a taxa de crimes macabros é menor nos países linha dura.
    Resumindo o sentido do texto com um versículo.

    Não havendo profecia, o povo se
    corrompe; mas o que guarda a
    lei, esse é bem-aventurado. Pv 29.18.

    Profecia é a palavra de Deus,e a palavra de Deus é a verdade.

    ResponderExcluir
  24. Esse Texto é triste de ler,mais Deus me deu uma interpretação,uma mensagem ,a mulher simboliza a Igreja ,e quem a Chama e a faz de concumbina é um levita desviado ,sem governo ,pois Israel estava sem governo ,e esse Levita se entrega a desejos carnais e depravados ,e faz dessa mulher simbolizada Igreja ,de Prostituta ,assim é alguém que não quer compromisso com a noiva com a Igreja ,so quer prazer e satisfação ,distração ,dai a mulher vai pro lugar de origem a casa do Pai ,porque a Igreja é do Pai ,Deus .
    E interressante que o Pai vai tentar relacionar o Levita com a filha ,mostrando que eles devem ter intimidade aliança ,o Pai tenta mostrar que o que Ele quer do Levita é comunhao é intimidade com a Filha ,no caso a Igreja ,mais o Levita sem.governo agindo pela obssesão carnal ,quer usar a mulher e trata-la como uma prostituta,sai da casa do Pai,e vai querer viver com a mulher ,no caso com a Igreja ,mais rejeitando os ensinamentos e a comunhão e intimidade imposto pelo Pai ,se vc ler o Pai dar alimento pro Levita,sentados na mesa ,enfim sempre mostrando comunhão ,entao esse levita que so usar a igreja ,e esse velho simboliza Satanas ,que era amigos desses depravados homens que queriam relacionar com o.levita ,quem rejeita a casa do Pai da Mulher ,no caso a Igreja do Senhor ,entra em qualquer casa ,quem.não faz aliança com.Deus ,que nao tem.governo,aceita e se junta com qualquer outros deuses demonios ,ai já viram né,resumo ,esse levita esquarteja a mulher ,no caso a Igreja ,e envergonha a Igreja ,então essa foi a mensagem,um.homem sem aliança sem governo se torna um.depravado que trata a igreja como uma prostituta ,sem amor so por prazer ,assim foi com esse Levita ,que venhamos nos relacionar com o corpo a noiva com a Igreja ,com responsabilide ,com amor aliança e proposito ,e termino dizendo ,quantas igrejas esquertejadas ,raxadas dividas por causa de Levitas sacerdotes que perderam a visao ,perderam o temor ,e usam a igreja por prazer por vaidades por fins lucrativos e saem esquartejando a igreja é pedaço de igreja pra todo lado ,reflitam nisso ,vc não vai encontrar isso no google é revelação de Deus ,Pb :Evandro Paz ,tel 53 981253739,tinha muita coisa pra falar mais deixamos pra uma outra oportunidade ,Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao creio que seja essa o entendimento, e nem que tenha sido revelação de Deus, está muito confusa a explicação

      Excluir
    2. Não acredito que tenha sido uma revelação. Está muito confusa a explicação.

      Excluir
  25. As traduções tem que ser bem analisadas,fiz algumas pesquisas sobre o versículo 2 em outras traduções. Na Bíblia em que eu tenho trinitariana João Ferreira de Almeida,o versículo 2 relata que a concubina adulterou contra ele.

    E nesse ensino relata que ela aborreceu se dele, e nessa linha é passada que o levita era arrogante e etc.. A observação é: Nessa versão do texto relata que ela aborreceu se dele, e por isso voltou a casa de seu pai, e pela arrogância dele ele ainda demora 4 meses para ir atrás dela.

    Outra observação: Na minha tradução por exemplo relata que ela adulterou contra ele, provavelmente voltou a casa de seu pai até mesmo com medo dele fazer algo contra ela pelo ato de adultério, aonde relata que depois de 4 meses ele foi atrás dela, nessa linha de reciocinio com essa tradução, ele demora 4 meses procurando esquecer o adultério e vai atrás dela porque gosta dela..

    Moral: A tradução é de extrema importância a ser analisada, porque se for uma tradução não fiel, pode está sendo ensinado uma heresia ao invés da verde. Vigiemos!

    ResponderExcluir
  26. O que dizer sem palavras! Um estudo bíblico abençoado e o pessoal consegui arrumar treta, como Paulo disse aos corintos vós sois carnais.eu me formei no seminário Ezequiel 37,3 s
    Senhor tu sabes. A muitos textos da Bíblia que o real significado só o senhor sabe e esse texto postado é um deles. Mais o amarás o teu próximo como a ti mesmo esse todos sabemos mais não cumprimos o não julgues para mão serdes julgados todos sabemos a interpretação mais julgamos como se não soubessemos a interpretação, e queremos interpretação de textos complexos pra que se não cumprimos os que são mais simples de interpretar. Que Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  27. Gostaria de uma explicação por que cortar ainda em 12 pedaços e mandar as 12 tribos??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem fiquei com isso na mente, pq cortou em 12 pedaços? A mulher ja tinha sofrido tanto.

      Excluir
  28. Não foi o velho que jogou a concubina, foi o próprio levita (versículo 25), não o velho.

    ResponderExcluir
  29. Faltou você mencionar no texto que ela cometeu adultério antes de deixá-lo e ir pra casa do pai dela, que é o que fala na bíblia.

    ResponderExcluir
  30. Por que ele disse que estava indo a casa do Senhor sendo que na época o templo ainda não havia sido construído?

    ResponderExcluir
  31. Não foi atoa que o apóstolo Paulo escreveu, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, o levita errou assim como a concubina.
    Mas não se esqueça que ela voltou para casa de seu pai que estava situada em Belém ( casa do pão) aonde também o levita foi parar.
    Em sua estadia em Belém ( casa do pão) o: “Eu lhe peço que fique esta noite, e que se alegre”
    O pai sentou por diversas vezes alegra o coração do genro com o se ele na verdade disse Filho dele, pois ele estava vendo como estava o coração daquele Levita, um coração amargurado e triste pelo que aconteceu.
    A filha já tinha ido para casa do paie estava lá há tempos, concert

    ResponderExcluir
  32. Olhei em 7 versões da Bíblia e nenhuma afirmava que a concubina estava morta. Dizia que não houve resposta. Entre não haver resposta e está morta existe uma grande distância. Parei de ler o texto a partir daí.

    ResponderExcluir
  33. O erro da concubina foi ter retornado com ele, homem com ego ferido não presta. Se ela era concubina então ele tinha esposa e possivelmente outras concubinas o que não teria moral nenhum em fazer o que fez. Não é de hoje que mulher é tratada como lixo.

    ResponderExcluir
  34. A verdade é os machistas usam a Bíblia para dezonrrar a figura feminina até hoje ficam tentando de tudo pra abusar das mulheres na sociedade cristã etc..se Jesus estivesse aqui como carne ele seria crucificado porque ele iria defender mais uma vês o direito das mulheres obrigada

    ResponderExcluir