segunda-feira, 30 de abril de 2012

Hofni e Finéias

Hofni e Finéias eram como são, hoje, o que chamamos de filhos da igreja. Foram criados na Casa de Deus, no Templo, perante as coisas mais sagradas que existiam na sua época. Ouviram falar de como era poderoso e zeloso o Deus de Israel. Ouviram do Êxodo e dos grandes milagres. Quando crianças, corriam e brincavam nas imediações do Templo, sempre muito perto da presença de Deus. Cresceram e Aprenderam a oferecer os sacrifícios e a trabalhar naquele que era um dos cargos eclesiásticos mais importantes da época: eram sacerdotes. Eram filhos do Sumo-sacertode. Esses dois homens tinham tudo para experimentar o que tinha de mais excelente na presença de Deus.

O que aconteceu com eles é um alerta para nós: As coisas sagradas faziam parte da rotina deles e passaram a parecer comuns, ordinárias, corriqueiras. Mas eram coisas sagradas. A partir daí, eles passaram a agir com leviandade, desprezando o serviço do templo e agindo com irreverência diante do Altíssimo.

Hofni e Finéias não acreditaram no Juízo do Senhor, acharam que poderiam usar as coisas de Deus em favor de seus próprios interesses e que tudo estaria bom. Não tiveram temor, e o temor do Senhor é o princípio do saber.

Eles lidavam todos os dias com as coisas mais sagradas e as desprezavam e foi terrível o final deles.

Quando lemos essa parte da narrativa bíblica, temos a tendência de colocar Hofni e Finéias como “vilões” e de falar de Samuel como uma espécie de “mocinho e herói”.

E as coisas são mesmo assim!

Mas, hoje, parei para olhar para esses dois moços com mais atenção e me senti terrivelmente propensa a fazer as mesmas coisas. Se analisarmos a situação com mais sensibilidade, veremos que todos nós corremos o grave risco de cometer o pecado deles, pois lidamos com o que tem de mais Sagrado e Santo todos os dias. Temos o Espírito de Deus dentro de nós. Que o Senhor nos ajude a não desprezarmos a voz do Espírito Santo.

Eu sei que a perfeição somente virá com a glorificação, após a segunda vinda de Cristo, mas peço a Deus para ter reverencia e amor a Ele a ponto de não me manter deliberadamente no pecado e de não desprezar a Palavra de Deus. Que o Senhor nos ajude a não usarmos o nome Dele em vão, a não brincarmos com as coisas sagradas, a não usarmos as coisas de Deus com leviandade, para nosso própria riqueza e glória.

Que o Espírito Santo nos ajude a ama-lo com todo o nosso coração, com toda a nossa alma e com toda nossa força (Deuteronômio 6:4 e 5).

Que, nós, os filhos da Igreja, cresçamos reverentes à Palavra de Deus. Amando ao Senhor e entendo a verdade das Escrituras. E, assim, que os filhos da igreja de Cristo cresçam como Samuel:

“Mas o jovem Samuel crescia em estatura e no favor do Senhor e dos homens” (I Samuel 2:26).

Mas, se você ainda não teve uma experiência real com o Senhor, o Deus Vivo, ainda há tempo de entregar a sua vida a Ele e, depois disso, você perceberá como é real e verdadeira a presença dEle em você todos os dias.

26 comentários:

  1. É um importante alerta, ainda mais neste tempo onde fazemos as coisas sem nenhum compromisso com as consequências. Creio que esta passagem faz um chamado a reflexão, para que possamos lembrar de dar a devida importância a coisas que tem andado meio esquecidas no nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
  2. nossa é muito forte eu tb me preocupei por que muitas vezes estamos mesmo como eles
    tao rotineiros na igreja que acabamos tocando nas coisas sagradas sem reverencia sem temos
    que o espeirito santo de Deus hj nos traga a memoria as vezes em que nos encontramos como estes 2 e que a dor do arrependimento gere e nos para que nao mais agiremos assim

    ResponderExcluir
  3. infelizmente isso acontece dentro de nossas casas, digo no sentido sacerdotal, como as familias, os filhos de pastores tem se corrompido, e pais, maridos e esposas tem tampado o sol com a peneira. Digo isso pois sou de uma familia sacerdotal e vejo isso acontecendo com meus irmaos.

    ResponderExcluir
  4. E uma grande verdade nos estamos tapando o sol com a peneira e deixando pessoas brincando com as coisas Santas. Vigiemos e oramos mais nesta terra.

    ResponderExcluir
  5. gostei da explicação, me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  6. ME AJUTOU MUITO ! EXELENTE

    ResponderExcluir
  7. É e não profanamos as coisas santas ou separadas p o senhor tenhamos reverência e respeito.

    ResponderExcluir

  8. Muito bom.Só que naquela época ainda não existia o Templo.

    ResponderExcluir
  9. ... não deixem de usar o dom que O SENHOR deu a vocês. Não se calem.

    ResponderExcluir
  10. ... não parem de escrever, usem o dom que O PAI lhes deu.

    ResponderExcluir
  11. Ótima reflexão, pois hoje temos muitos donos de igrejas e os "herdeiros" se sentem acima de Cristo que é quem moreu.

    ResponderExcluir
  12. Amei, o fato deles terem crescido no caminho certo nan fez com que ele levassem a sério as coisas de Deus

    ResponderExcluir
  13. Verdade mesmo vamos leva Deus mais sério

    ResponderExcluir
  14. https://youtu.be/Vv8sz-XlEEQ HOFNI E FINÉIAS DOIS EXEMPLOS A NÃO SEREM SEGUIDOS

    ResponderExcluir
  15. Amém! nós somos templos do espito santo!!!

    ResponderExcluir
  16. Amém! nós somos templos do espito santo!!!

    ResponderExcluir
  17. Deus é poderoso falou muito ao meu coração estarei passando hoje essa mensagem pra igreja

    ResponderExcluir
  18. Deus é poderoso falou muito ao meu coração estarei passando hoje essa mensagem pra igreja

    ResponderExcluir
  19. Hoje 27 10 2019 estudamos na EBD sobre esse assunto isso me preocupou pois as vezes me pego assim meio despreocupada das coisas que verdadeiramente tem valor

    ResponderExcluir
  20. Não esquecanos do papel de pai nessa situação .a falta de liderança no nosso lar com a educação cristã com os nossos filhos pode trazer sobre nosso casa e ministério essa triste realidade .pois hj a maior preocupação e se a nossa família estar na igreja ,mais não se ela é igreja temos desculpa.que é melhor estar na igreja do que mundo .mais se eu estou na igreja ,e não sou igreja sou belial ou seja sem valor .DEYSUS NOS GUARDE.

    ResponderExcluir
  21. Alcione Feitoza da Silva Menezes Feitoza da Silva Menezes19 de julho de 2021 às 07:13

    Texto abençoadíssimo Deus continue abençoando grandiosamente o seu ministério...É bem verdade enquanto eu estudava para a escola bíblica fui tomada por uma profunda angustia e grande arrependimento pois a todo momento só me enxergava em Hofne Fineias em nenhum momento como o jovem Samuel, clamo a Deus para que com sua infinita graça e misericórdia ELE possa endireitar os meus caminhos e andar conforme o seu querer.

    ResponderExcluir